Fish - Peixe

domingo, 11 de julho de 2010

BCD 2000/ BCD 3000 e Virtual DJ





Neste artigo DJ Caco conta um puco de sua história e nos repassa seu conhecimento em relação a BCD2000/3000 e o VirtualDJ.

Sou um DJ do "tempo das pickup's" hehehehe tenho 35 anos e tinha certeza de que mixar tinha perdito totalmente a graça com o fim do vinil...
Isso rolou por uns 10 anos (última vez que fiz uma mixagem na vida!)... até que experimentei uma controladora midi da Behringer e fiquei babando...
Tá certo... tá certo... nunca usei outras controladoras e graças a Deus passei batido pelos CDJ's (cheguei a experimentar um no começo dessa onda de CDJ mas achei uma porcaria)... de qualquer forma, depois de ver vários prós e contras entre a BCD2000 e a BCD3000 optei por comprar uma controladora Behringer BCD3000... me custou cerca de R$ 500,00 no Mercado Livre (sei que no E-Bay ia sair BEM mais em conta mas sabe como é estava com a maior fissura pra pegar logo o brinquedo novo) e acho que ela cumpre MUITO BEM o papel a que se dispõe.
Tá certo... é Behringer (na "minha época", Behringer era o CCE dos DJs - tive um mixer Behringer que era um lixo... as conexões sequer tinham blindagem... apitava mais que chaleira em festival de chá no interior da Inglaterra... uma droga) dada essa experiência cometí o crime de ABRIR A CONTROLADORA!
Pois é... abri a bichinha pra saber se era como meu velho mixer e também por causa de um dos botões de Search estava um pouco preso... tinha uma sugeirinha embaixo dele.
Lembro que lí alguns posts sobre problemas de aterramento com a BCD3000 e Notebooks... achei que ia encontrar uma verdadeira bagunça mas para minha surpresa, as placas estavam muito bem organizadas e com cabos isolados e razoavelmente aterrados (podia ser um pouco melhor mas não está ruim)...
Então liguei o bichinho e experimentei o Traktor LE. Sem perder muito tempo falando do LE, vou resumir dizendo que este software é uma bosta. Pegaram o Traktor que é um programa excelente de mixagem (eu prefiro o Virtual DJ por causa da interface) e transformaram em uma bosta... em algum idioma LE deve ser sinônimo de bosta.
Então liguei o bichinho no Virtual DJ (estou utilizando a versão 5.2 pro por enquanto) e começei a brincar... tudo uma maravilha... conectei minhas velhas e conservadíssimas MK2 para ver como o BCD3000 funcionava como mixer e como seria o comportamento do VDJ e depois caí dentro das mixagens com MP3...
Como ví em vários blogs pessoas com dificuldade para configurar o BCD3000 no VDJ, aqui vai a dica:
Entra em CONFIG, seleciona a aba SOUND SETUP e deixa tudo assim:

Imputs: NONE
Outputs: HEADPHONES
Sound Card: ASIO DRIVER
Em Asio Driver (que vai abrir depois que vc selecionar o Sound Card): BCD3000 ASIO
Eu deixei marcado Ultra-Latency ASIO não sei o que isso faz mas não notei diferença entre marcar e desmarcar (ótima ajuda né?)
E em Output channels: Master Chan 1&2 / Headphones Chan 3&4
Em ASIO Config, deixei o padrão de instalação do driver do BCD3000.

Sei que no BCD2000 a coisa é configurada diferente... tem um programinha que é o MID RULES para baixar (foi feito por internautas) pra fazer o controlador funcionar...
Isso acontece porque o BCD2000 não é exatamente um controlador MID... o BCD3000 é... pelo menos foi o que lí por aí não sei se é verdade mas parece que o BCD2000 só funciona direito com o MID RULES que não foi a Behringer quem fez.
Bom... voltando pro post... instalei, configurei e tudo funcionou extremamente bem... cortes limpos no fade suave... bom controle de volume master e ganho... controles precisos nos volumes A e B... os botões de equalização Low, Mid e High funcionam bem assim como seus respectivos botões kill... o controle do pitch não é "bobo"... tem um "peso" na medida certa (não como nas MK2, claro mas na medida certa) e seu ajuste é configurável no VDJ.
O botão Search é um pouco inútil e não oferece grande controle mas gostei muito do botão Bend. Pra quem não conhece, esse botão simula aquele "toquinho" que da gente dava no prato da pickup para ajustar as batidas... na prática, ele aumenta (Bend +) ou diminui (Bend -) temporariamente a velocidade da música para um ajuste fino no sincronismo das batidas entre os decks A e B.
Aliás, por falar em sincronismo, o botão Sync é a maior moleza das novas tecnologias para mixagem... cara... o que antes a gente ficava ajustando no ouvido, hoje em dia a gente ajusta no botãozinho... ainda dá para ver no visor de tempo da faixa (azul e vermelho correspondendo aos Decks A e B) para ver se encaixou mesmo... e confirmar no pico da curva de equalização (tudo muito gráfico) que a batida está no "tempo" da música... se não estiver, a gente ajusta utilizando as teclas Bend + ou -... fala sério... hoje, só não é DJ quem não quer ou não sabe dessa moleza!
Outra "moleza" são as teclas CUE e RELoop... hoje em dia, podemos marcar vários pontos dentro da música com SET CUE e depois retornar a eles com o botão CUE... No VDJ com o BCD3000, esse retorno só funciona para o último... para os outros, temos que utilizar o mouse.
Já os Loops a gente cria facilmente utilizando a tecla SET LOOP para marcar o início e o término do loop e depois apertamos RELOOP para manter a música naquela faixa pré-determinada repetindo infinitas vezes até que apertemos RELOOP novamente, desabilitando esta função... e aí a música continua.
Eu gosto de apertar rapidamente SET LOOP duas vezes seguidas para pegar o tempo em 1 ou 2 e ajustar para 4, 8 ou 16 com o mouse (não tem jeito... tem que usar o mouse mesmo)... isso garante maior controle na hora de utilizar os loops.
Lembra daquela porcaria de ponto de mixagem microscópico que tínhamos em algumas músicas? A-CA-BOU! Nunca foi tão fácil mixar! A gente escuta o trecho da música que queremos repetir, setamos o loop, apertamos o botãozinho Sync e pronto! Feliz mixagem para todos! Depois é só fazer o corte e mandar a música seguir adiante...
Só não gostei mesmo (no começo) do disco de Scratch... no BCD3000 ele é chamado pelo pequeno nome de PITCH BEND/CUE SEARCH ou como gosto de chamar PIBCUS (hehehehe) no começo, com o padrão de instalação do VDJ as funções PITCH BEND e SCRATCH são bem mornas... o prato não tem lá muita sensibilidade e fica praticamente impossível fazer um Scratch decente... no começo fiquei bastante decepcionado com ele... ia ser bem chato se eu só pudesse fazer Scratch com as MK2... resonví o problema pesquisando na net e baixei um executável que é um plug-in para o VDJ que permite configurar mais algumas funções do BCD2000 e BCD3000... este plug-in é o VDJ_BCD2000_Mapper_v3.3 o link para baixar esse programinha estará no final deste post... na prática, a versão 3.3 para o Mapper é feito para o BCD2000 mas ele funcionou redondinho com o BCD3000. Estou esperando a versão 3.4 dele baixar no e-mule pra poder experimentar... o programa é pequenininho mas o raio do usuário que tem ele para compartilhar nunca tá on-line. Raios!
Bom... se você fez como eu e instalou o Mapper 3.3, então você tem que clicar em EFFECTS no VDJ (não o de cima, mas o que está acima da play-list) e depois em EXTERNAL DEVICES... feito isso, vai aparecer pequenininho numa lista o nome bcd2000... clica nesse nome.
Ao fazer isso, aparece o painel de controle do Mapper 3.3 feito pelo Max Mora... brinque a vontade com as configurações... no meu, deixei assim:

CUE MODE: Desabilitado
SYNC MODE: Habilitado
BROWSE MODE: Habilitado
MASTER LEVEL 50%: Habilitado
GAIN LIMITER: Habilitado (esse eu recomendo deixar assim... vc ganha um limiter no BCD3000 que evita distorções quando a música está muito alta)
C.FADER ONLY VIDEO: Desabilitado (senão o Cross Fader não funciona nas mp3!!! que idéia!)
JOGS ON: Habilitado
Antes que alguém pergunte... não sei pra que o Browser Mode nem o Jogs On... não ví diferença de funcionamento do VDJ habilitando ou desabilitando isso...
Em SCRATCH SENSITIVITY deixei com 136 (mais ou menos no meio)
SEEKS SENSITIVITY com 194 (quase no final)
e BEND SENSITIVITY com 333 (quase no começo)

Feito esses ajustes, o "prato" do BCD3000 ficou excelente!
Enquanto testava as configurações, alguns botões passaram a funcionar apenas quando se clicava duas vezes neles... pra falar a verdade, quase todos ficaram assim mas não se assuste, basta reiniciar o a controladora e o computador que isso normaliza... esse problema só aconteceu durante os testes de configurações... acho que mexí demais... depois que vc acerta a configuração final e religa tudo, esse efeito desaparece.
Bom... vamos aos outros controles...
Os controles do MIC INPUT (High, Low e Mic Level) funcionam bem e sem sustos...
As teclas CUE A, CUE B e KEY-DECK A + B são praticamente inúteis... não sei se fui eu quem fiz besteira na configuração mas parece que elas não tem muita função no VDJ com o BCD3000... CUE A e CUE B só ativam o phone de ouvido no VDJ (placa de som) mas não têm efeito na controladora... e depois que instalei o Mapper 3.3 eles pararam de funcionar, assim como KEY DECK A + B que antes acendia e apagava mas não fazia nada... depois do Mapper nem acender acendia mais (rs).
No painel FX Control que controla os efeitos do VDJ tive dois comportamentos diferentes AM e DM (Antes do Mapper e Depois do Mapper).
Antes do Mapper:
A tecla ON ativava os efeitos do Deck A e a tecla ACTION os efeitos do Deck B... nesta configuração FX Down e FX Up não faziam nada... nem acendiam.
Os controles de volume 1 e 2 ajustavam os efeitos do Deck A e os controles 3 e 4 os do Deck B...
Depois do Mapper:
A tecla ON ativa o Loop Sampler do Deck A e a tecla FX Down ativa os efeitos do Deck A. A tecla ACTION ativa o Loop Sampler do Deck B e FX Up os efeitos do Deck B... os controles 1, 2, 3 e 4 não sofreram mudanças...
Gostei mais da configuração depois do Mapper por que antes não dava para acessar o Loop Sampler do VDJ mas achei pena não poder "navegar" pelos Samplers e efeitos pela controladora... não tem jeito... tem que usar o mouse mesmo... talvez um dia algum louco configure o CUE A e CUE B para acessar o Deck A e B para podermos utilizar FX Up e FX Down para navegar entre os efeitos e samplers... podíamos alternar entre eles utilizando Key DECK A + B hehehe... viu? Quem disse que falta botões no BCD3000?
No VDJ baixei um pacote com vários efeitos... testei todos e alguns travavam o VDJ... acabei selecionando estes:
AutoCut, Backspin, BBK, Beat Break, BeatGrid, Boomerang, Brake, Cueloop, Cut, Fade, Filters, Flanged Loop Out, Flanger, Flippin Doubles, Flippin Doube (é diferente do outro sim!), Forward Reverse, Funny Flanger V2, Key Charger, Loop Back, Loop Beats, Loop Out, Matrix V1.1, Metal, Overloop, Reverse, ShakerBeat, TK Filter V2, TTS, Vocals + e XFade. No final do post, vai ter um link para download deles... basta você desconpacta-los e copiar tudo para a pasta Virtual DJ/Plugins/Sound Effect que fica dentro de Meus Documentos. Ao iniciar o VDJ os efeitos são automaticamente carregados...
Continuando, os controles de Phones Vol e Phones Mix são bem limpos e claros... tem gente que não gosta dizendo que essa técnica de utilizar um controle de volume para misturar os dois canais no phone é ultrapassada e antiga... como estou acostumado com isso, gostei!
Antes de finalizar com a avaliação final, vou falar de um problema chatinho que tive com o BCD3000 na hora que usei ele no notebook... meu note é um Acer Aspire 5920 com 2Gb de memória e HD de 250Gb... o processador é um Core 2 Duo... mesmo carregado com uma penca de coisa (sou programador... ele tem um servidor de intranet e de banco de dados e um monte de programinha que come memória) roda redondinho o conjunto VDJ e BCD.
Para minha surpresa, quando ligava ele na tomada as caixas chiavam pra caramba dando problema de aterramento pra tudo quanto era lado (até lembrei do meu mixer Behringer ruizinho)... mas quando deixava na bateria, ele funcinava normalmente... tentei de tudo e nada fazia ele funcionar adequadamente...
Para vocês saberem, pra mim é criminoso arrancar o pininho terra do computador... sou técnico de informática e programador... sei dos problemas que isso causa... minha casa é toda aterrada.
Resolví o problema da chiadeira do notebook simplesmente colocando um adaptador na tomada, de modo que o pino do terra ficou sem utilização... pronto, a chiadeira acabou! Várias pessoas relatam esse problema com o BCD3000 e o 2000 mas não ví relato de como resolve-lo.
Um outro problema que falaram muito do BCD3000 era que a qualidade de som dele era inferior a de outros aparelhos... gente... na boa... não notei diferença nenhuma quando liguei o conjunto BCD/VDJ em minha aparelhagem de som... a mp3 é que pode ser ruim... isso se resolve de outro jeito...
Pra terminar esse imenso post, posso dizer com toda certeza que a controladora Behringer BCD3000 foi de longe o investimento mais interessante em som que já fiz até hoje... me amarrei muito nesse aparelinho que tem um preço honesto e faz tudo a que se propõe com excelente relação custo x benefício... com este post, acho que esclarecí várias dúvidas e desmistifiquei algumas coisas que falaram do BCD3000 em outros espaços na Net...
E pra quem fala que esse negócio de controladora com micro não dá certo... trava tudo... podem todos morder a língua... fiquei 2 dias (isso mesmo!!! dias!!!) com o VDJ e o BCD trabalhando em loops com o som baixinho para ver se travava... nunca travaram nem no meu notebook nem no meu desktop (que é um mero semprom 1.3 com 512 Gb de memória)... ambos carregados de programas... Tinha que fazer esse teste... sou técnico de informática, né?
Basta ter uma boa máquina, arquivos mp3 de boa qualidade e não ter malwares instalados (vírus, trojans, etc...) que essa dupla vai lhe proporcionar uma experiência bastante tranquila e divertida... livre de carregar um monte de trambolho (pickups, CDJs, cases pra discos e CDs etc...).
Boa diversão!

Download Maper Virtual DJ BCD2000/3000 v3.3

Download Maper Virtual DJ BCD2000/3000 v3.4

Download Manual de Instalação (em português) do Maper 3.4 para Behringer BCD 3000 no VirtualDJ

Download Efeitos Virtual Dj



By: MidiDeejay - Dj Caco











Um comentário:

  1. Caraaa Muuuito bom o post, eu estava cheiiio de duvidas em relação a incrivel BCD 3000 e agora você tirou todas! o unico problema é que em sao paulo ela ta meio em falta e os cara tao jogando o preço lá na casa dos R$800,00 o jeito vai ser arrisca pela net mesmo.. abraçoo e parabens!!

    ResponderExcluir