domingo, 11 de julho de 2010

Problemas Ableton Live junto com Traktor


Bem, faço meus sets e toco ao vivo no Traktor PRO pois tenho vasto conhecimento, experiência e flexibilidade com o programa. Para produzir comecei a trabalhar e aprender com o Ableton Live, como sou iniciante no programa não posso falar muito, conheço ele a anos mas por algum motivo não havia me interessado no mesmo.


De inicio posso dizer que o Ableton Live é o programa com mais possibilidades que conheço, mas em compensação é de longe (muito longe mesmo) o mais burro que pode existir.
Podem jogar as pedras, mas é fato que o software não consegue fazer o warp (semelhante ao Beat Grid do Traktor) de nenhuma musica, ao menos para mim foi isso que aconteceu. Mesmo que testei com várias musicas de BMP "travado" sem nenhuma alteração mesmo.
Sem contar que fazer o warp é chato e demorado, se você trabalha com algum estilo de musica que tem variação de BMP poderá ter problemas de calvice precoce.


Ainda há um porém, no começo estava eu tentando importar minhas mp3 para o Live, quando na maioria delas me deparava com a mensagem de erro "could not be read. It may be corrupted or not licensed", tradução livre: "o arquivo não pode ser lido, Está corrompido ou não possui licença". Tendo esse como um problema sério em relação ao Live pesquisei para obter uma resposta do porque disso.


Obtive-a:
O Ableton Live não abre nenhum arquivo com dados do Traktor gravados nele, por algum motivo ele os reconhece como corrompidos. Grande mer* em Live!


Sabemos que no Traktor quando você ajusta o Beat Grid, ou insere um CUE ou LOOP ele é salvo na tag da musica. Isso é ótimo afinal nenhum arquivo secundário é criado (ao contrário do Live ou Torq), e todas as informações e personalizações são salvas no arquivo mp3. Então se você copiar esse arquivo (mp3) para outro lugar, renomear, fazer qualquer alteração nele, desde que não apague suas tags, o Traktor vai reconhecer seus CUEs, LOOPs, etc, como se nada tivesse acontecido.


Se você como eu deseja continuar utilizando o Traktor e o Live "juntos", o jeito então é copiar os arquivos mp3 que deseja utilizar no Live para uma pasta separada e apagar todas suas tags, ou transforma-los em "wav".
By: Fernando Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário